Novidades Ford em linha… elétrica

0
246

A Ford organizou mais um Go Further, um mega-evento que serve de palco para as novidades da marca que se avizinham. Nesta edição, que decorreu nas antigas instalações de uma fábrica de açucar na Holanda, a tónica foi a eletrificação da gama (Ford Go electric), tendo sido mostrados 16 novos veículos, 8 dos quais estarão à venda ainda este ano ou no começo de 2020. A lista começa em dezembro de 2019 com os Fiesta e Focus mHEV, resultantes da combinação de um sistema mild-hybrid (um arranque/gerador carrega uma bateria de iões de lítio de 48 volt) com o habitual 1.0T. A potência anunciada é de 155 cv (240 Nm de binário) e os consumos médios de 4,7 l/100 km e 4,9 l/100 km, respetivamente. Já o novo Explorer PHEV, um SUV de dimensões generosas e 7 lugares, deverá chegar a Portugal no final de janeiro de 2020 e vem equipado com um motor 3.0 V6 Ecoboost e um sistema híbrido Plug-in que lhe permite uns anunciados 40 km de autonomia no modo EV. A potência combinada do sistema é de 450 cv e o binário de uns colossais 840 Nm. Além de um sistema de tração integral inteligente com sete modos de utilização, a transmissão do Explorer PHEV está a cargo da caixa automática de dez velocidades da Ford. Em fevereiro de 2020 chega a maior novidade do Ford Go Further: o regresso do Puma, mas, desta feita, o pequeno Coupé dá lugar a um pequeno… SUV, o que mais poderia ser? As informações são escassas e as imagens ainda mais escassas são, mas conseguimos saber que terá um motor 1.0T associado ao mesmo sistema mHEV dos Fiesta e Focus com um potência de 155 cv e 240 Nm de binário. Curiosamente, a única outra informação libertada prende-se com a capacidade da mala: 456 litros, mediante a regulação longitudinal do banco traseiro que, ao contrário do novo T-Cross, pode ser feita em duas partes distintas. O primeiro trimestre de 2020 fecha com o também novo Kuga, outro SUV, desta feita do segmento do Focus (o Puma é do Fiesta), também ele com uma alargada gama de motorizações eletrificadas, mas sem excluir os gasolina e os Diesel. Inicialmente, o Kuga será lançado com os motores Ecoboost (gasolina), EcoBlue (Diesel), PHEV (híbrido plug-in) e mHEV (mild-hybrid) com um motor 2.0 EcoBlue e um sistema de 48V. No final de 2020 chegará a versão Híbrida convencional (full hybrid).

Mesmo sem termos visto imagens ou acesso a quaisquer dados técnicos, ficou ainda a certeza do lançamento em 2020 de um SUV 100% elétrico inspirado no Mustang.

O Go Further deste ano ficou ainda marcado pela apresentação de vários comerciais da marca da oval azul que partilham da mesma estratégia de eletrificação. Assim, até ao final do verão assistiremos à chegada das versões Hybrid da Transit, Transit Custom (versão de passageiros) e Tourneo Custom. Até ao final de 2019 também chegará a Tourneo Custom PHEV (plug-in) e para 2021 está prometida uma Transit 100%, uma verdadeira revolução para a icónica comercial da Ford.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here