4ª Geração Zafira – Só não muda o nome

0
157
2019 Opel Zafira Life
Vinte anos passados desde o lançamento da Zafira original, a Opel apresenta no próximo Salão de Bruxelas a 4ª geração da sua MPV, mas, desta feita, com uma abordagem radicalmente diferente. Desenvolvida numa época em que as monovolumes estavam em alta, a Zafira foi uma pedrada no charco pela versatilidade de utilização e modularidade permitida pelo inovador sistema Flex7, que permitia esconder a terceira fila de bancos (daí a designação 7) sob o piso, otimizando o espaço de bagagem quando esta não estava a ser utilizada. Na geração agora desvendada, a Zafira recebe a designação Life e passa a ser uma prima “direita” das Peugeot Traveller, Citroën Spacetourer e Toyota Proace. Na prática, deixou de ser um monovolume tradicional, mas antes uma versão mais luxuosa e sofisticada de um comercial de passageiros, um segmento em crescimento (ao contrário das monovolumes, substituídas por SUV) alimentado pela crescente procura na área do turismo e por clientes que valorizam a capacidade de transporte de passageiros, já que as configurações interiores podem comportar 5, 6, 7 ou 8 bancos. A Zafira Life também está disponível em três comprimentos distintos: 4,60 metros, 4,95 metros e 5,30 metros, estas duas últimas com a distância entre eixos “esticada” em 35 cm até uns generosos 3,28 metros.

 

2019 Opel Zafira Life
Comum a todas as variantes de carroçaria é o reforço dos auxiliares de condução e todos os demais elementos de conforto associados a um familiar moderno. No topo da oferta, a versão Lounge conta com revestimentos em pele, sendo que os bancos dianteiros contam com aquecimento e massagem e as quatro restantes poltronas individuais podem rodar sobre o eixo vertical criando assim um “escritório” móvel, incluindo até uma mesa rebatível.

 

2019 Opel Zafira Life
O sentido prático da Zafira Life é reforçado pela possibilidade de retirar os bancos individuais ou até pelo rebatimento do banco do “pendura”, permitindo transportar objetos de até 3,5 metros de comprimento. A altura inferior a 1,9 metros também facilita o acesso a todo o tipo de garagens, enquanto o reduzido diâmetro de viragem permite incrementar a agilidade em ambiente urbano. Para os mais aventureiros, a Zafira Life estará disponível com o sistema Intelligrip que, através do controlo de tração, melhora a motricidade em pisos de menor aderência. Também está prevista uma variante 4×4 realizada sob os auspícios dos especialistas da Dangel. Outra versão da Zafira Life aguardada com alguma curiosidade é a totalmente elétrica que a Opel prevê lançar no decurso de 2021.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here